terça-feira, 30 de novembro de 2010

DETERMINAÇÃO E CORAGEM

Professora Cleonice da Silva Nunes
Cleonice Pereira da Silva, natural de Salvador-Bahia, nasceu em 26 de fevereiro de 1925 e faleceu em 22 de março de 1995, aos 70 anos de vida, vítima de AVC. Filha de Juventino Pereira da Silva e da Professora Florentina Pereira da Silva.
Cleonice estudou em escola pública da capital do estado, fez o curso Normal na Escola Normal da Bahia-ICEIA.
Sua mãe foi contratada para lecionar no distrito de Maragogipinho, na cidade de Aratuípe e em 1948, já formada, a professora Cleonice foi indicada pela Secretaria de Educação do Estado, como estagiária para lecionar em Aratuípe. Cinco anos mais tarde, já como regente titular, foi nomeada pelo Prefeito da cidade Senhor Clarindo Bernardo Barreto para assumir a Delegacia Escolar. Mesmo assumindo como Delegada Escolar continuou regendo classe.
Sua paixão pelo ensino era grande, ministrava suas aulas contextualizando o assunto, e de praxe, desenhava enquanto explicava para atrair a atenção dos alunos.
            Em 1959 casou com o senhor Geraldo Barbosa Nunes, passando a chamar-se Cleonice da Silva Nunes, não tiveram filhos, mas, adotaram nove crianças e foi professora de alguns dos filhos escolhidos do coração, colocando uma classe em sua própria casa.
            Muito carismática ficou conhecida em toda a cidade como Professora Nini ou Tia Nini como era chamada carinhosamente pelos alunos e demais pessoas. Por ser evangélica, gostava de reunir crianças para contar histórias bíblicas. A partir dessa atitude foi organizada a Congregação Batista e em 1966 a Primeira Igreja Batista de Aratuípe.
              Durante os 41 anos ininterruptos que lecionou no município, participou também da organização e criação do Ginásio Municipal de Aratuípe em 1965 que em 1982 com a inclusão do 2º passou a ser chamado Colégio Professor Rocha Pita. Desde 1965 até a sua aposentadoria a professora Cleonice lecionou a disciplina Matemática e atuou também em alguns períodos como diretora e vice na referida escola. Sendo professora de várias gerações: pais, filhos e netos de famílias da cidade.
              Seu trabalho até hoje é reconhecido por todos. Foi condecorada com o título de Cidadã Aratuipense pela câmara de Vereadores, temos uma Escola Municipal com seu nome e é a patrona da escola Baseada em Princípios Bíblicos no prédio de Educação Cristã  que leva o seu nome e é dirigida por sua filha (sobrinha) Professora Gervalinda Nunes Santa Izabel.
             Enfim Professora Cleonice da Silva Nunes deixou um legado inestimável como mãe, esposa, educadora, religiosa e cidadã, seu exemplo de vida continua falando alto por todos que tiveram o prazer em conhecê-la. A nossa”Tia Nini” se tornou imortal devido ao grande amor que sempre dedicou a educação e ao próximo.     

Publicado por Professor Aluno: Cordélia Maria Silva Santana, Raimunda Nonata Leone e Maria José Lima
   

Um comentário:

  1. Professora, tia Nini,

    Deixou saudades e acima de tudo fincou suas raízes na educação aratuipense. Um espelho de garra, sabedoria e fé!

    ResponderExcluir